Setembro 2020

COMO A ELETROESTIMULAÇÃO MUSCULAR PODE AJUDAR NO TREINO DOS IDOSOS

Nos últimos anos, a eletroestimulação muscular (também conhecida como EMS) se tornou uma grande tendência entre as celebridades e os atletas. Agora, esse novo tipo de treino vem ganhando cada vez mais adeptos — homens e mulheres de todas as idades.

Embora muitas pessoas recorram à EMS com o intuito de potencializar o ganho de massa, essa técnica também pode ser usada para outros fins, como a prevenção e o tratamento de traumas e lesões.

Neste texto, explicaremos por que a eletroestimulação muscular é indicada para o treino de idosos e quais são os seus benefícios. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira!

O que é eletroestimulação muscular?

Essa modalidade de treino consiste na utilização de correntes elétricas para estimular a contração muscular involuntária. Para isso, são usados cerca de 20 eletrodos sobre o corpo para obter o resultado desejado.

O objetivo da eletroestimulação é trabalhar as fibras musculares ao extremo, sem causar fadiga — o que geralmente acontece em treinos pesados.

A corrente elétrica usada no tratamento passa pelos nervos motores que, por sua vez, vão estimular as fibras musculares. Esse tipo de estímulo compete com a transmissão do impulso doloroso e, por isso, acaba diminuindo a percepção de dor.

Essa corrente também age no sistema nervoso central, liberando a produção de endorfina, endomorfina e encefalinas, o que também contribui para o bloqueio da sensação de fadiga e cansaço.

Quais são os objetivos da EMS para o treino de idosos?

Melhora no condicionamento físico

Uma das maiores consequências do processo de envelhecimento natural do corpo humano é a perda de massa muscular (sarcopenia). Esse processo se inicia aos 30 anos e se intensifica com o passar do tempo.

Um dos principais objetivos da EMS é a melhora considerável de ganho de massa muscular por treino. É justamente por isso que a eletroestimulação é indicada para pessoas que estão perdendo a força dos músculos. 

A grande vantagem do treino com eletroestimulação muscular é que o idoso não precisa se esforçar tanto quanto em uma atividade convencional para obter resultados relevantes. Além disso, as chances de sofrer algum acidente ou lesionar parte do corpo são muito menores.

Prevenção contra problemas de saúde

A prevenção contra doenças é uma consequência vinda da melhora do condicionamento físico. Uma ótima forma de tratar problemas articulares é fortalecendo os músculos, afinal, sem eles, as articulações ficam sobrecarregadas.

Muitos acidentes domésticos acontecem devido às limitações físicas dos idosos, que não conseguem levantar a perna o suficiente para subir o degrau e acabam caindo, por exemplo. O fortalecimento dos músculos também promove melhoras na postura e na coordenação motora. Por isso, podemos afirmar que a EMS ajuda na prevenção de acidentes.

Relaxamento

A eletroestimulação também pode ser usada para diminuir a tensão do corpo e tratar pontos de gatilhos para certas dores crônicas, como a fibromialgia. Pessoas idosas costumam sofrer, principalmente, com problemas nas costas e nas pernas. A EMS pode ajudar a recuperar um pouco da qualidade de vida.

Quais são os benefícios da eletroestimulação muscular para os idosos?

Neste texto, falamos sobre dois benefícios muito importantes: o fortalecimento muscular e o alívios das dores. No entanto, a EMS é capaz de proporcionar outras vantagens para a vida dos idosos, como a redução do percentual de gordura.

Embora o treino com eletroestimulação não seja tão agitado quanto o aeróbico, por exemplo, os músculos ainda estão sendo trabalhados. Por isso, há a eliminação de gordura. 

Por fim, precisamos citar o melhor benefício: a melhora na qualidade de vida. Praticar exercícios é um requisito essencial para uma vida saudável e feliz.

Como vimos, com a ajuda da eletroestimulação muscular, os idosos conseguirão executar tarefas simples que antes pareciam muito difíceis para a idade. Essa é uma forma de devolver a essas pessoas a sua liberdade e independência.

Gostou do texto? Ficou interessado pelo treino com eletroestimulação muscular? Então, agende já uma aula experimental e conheça mais sobre essa técnica!

Curtiu? Então compartilhe:
icone-facebook.png icone-twitter.png icone-whatsapp.png
Bitnami