Março 2020

“Eletroestimulação é um poderosíssimo aliado no combate à dor nas costas”, diz o fisioterapeuta Dr. Rodrigo F. Lopes

Ninguém está livre de dor nas costas, um mau-jeito de vez em quando ou mal-estar após passar muito tempo sentado. Sabemos que para este quadro é super importante manter uma boa postura e exercitar os músculos das costas. E agora descobrimos que, com o método e-bodyBrasil, é possível tratar estes quadro. Para você entender um pouco mais sobre o assunto, fomos atrás de um especialista, o parceiro da e-bodyBrasil, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo F. Lopes da clínica Advance. Confira na entrevista abaixo!

Rodrigo, por que a dor nas costas acontece?

É difícil analisar somente um fator que desencadeie a dor nas costas. Existem diversos fatores e situações que podem gerar dos nas costas, poder ser um caso pontual ou uma situação que se perdura por anos.

Quais os maiores fatores?

Os principais fatores para desencadear dor nas costas são a má postura no dia-a-dia, a falta de exercício, permanecer em uma determinada posição por muito tempo, alguma patologia direta relacionada a coluna, desvios posturais e fatores psicossociais como estresse e ansiedade. 

De uma forma geral, como evitar?

Colocando de uma forma simples, a melhor maneira de se evitar dor nas costas é cuidar das alterações posturais, alinhar a estrutura esquelética para que possamos minimizar o risco de lesões e compensações e, a partir daí, inserir a prática regular de exercícios na rotina e começar a reparar mais em nosso corpo e na nossa postura durante o dia-a-dia. Isso vale também para os indivíduos que não possuem dor.

Uso excessivo do celular dá dor nas costas?

O uso excessivo do celular é um dos fatores que pode ajudar desencadear a dor nas costas, principalmente na região do pescoço, nuca e das escápulas devido ao excesso de tensão gerado nessa região. O celular acaba fazendo com que o indivíduo sinta uma sensação de peso no ombros ou até mesmo dores localizadas.

 A eletroestimulação é um modo de combater este quadro?

A eletroestimulação é um poderosíssimo aliado no combate à dor nas costas, principalmente para aquelas pessoas que não gostam do ambiente de academia ou não dispõem de muito tempo para treinar. A eletroestimulação entra com uma estratégia bastante interessante na qual o objetivo é potencializar a contração muscular associada ao movimento que estiver sendo realizado, promovendo fortalecimento das musculaturas em menos tempo de sessão. O indivíduo com uma musculatura forte e bem adaptada para suas atividades do dia a dia dificilmente irá experimentar dor nas costas. 

Como devemos nos sentar para trabalhar no computador?

A posição ergonomicamente correta seria com a tela do computar no nível dos olhos, cotovelos apoiados, a coluna totalmente apoiada no encosto da cadeira, de preferência, com uma almofadinha na região lombar e com um apoio para os pés (veja imagem abaixo).

Num limite, é possível ter lesões por conta de má postura?

É sim, pois as alterações posturais irão gerar uma sobrecarga nas articulações, tendões e ligamentos, além de tensões musculares, que, dependendo do movimento ou exercício que a pessoa faça, estará predisposto a uma probabilidade maior de lesão e dor.

Pode nos indicar melhor posição para:

1) ler um livro na cama

Para se ler um livro na cama o ideal é estar com a sua coluna toda apoiada (encostada). Pode-se usar um travesseiro ou almofada na região lombar, e colocar um, também, embaixo do joelho, criando um ângulo de 90 graus entre o tronco e as pernas.

 2) mexer no celular

Para mexer no celular a pessoa deve se atentar em levar o celular próximo ao rosto e não abaixar o pescoço como comumente é visto, evitando sobrecargas na região cervical e do pescoço.

3) assistir televisão

Assistir televisão segue o mesmo princípio de usar computador, deve-se estar com a coluna bem apoiada e com ambos os pés tocando o chão ou alguma superfície de apoio.

Algum outro comentário que queira fazer

Gostaria de enfatizar que não é somente a prática de exercício que traz uma vida sem dores. Existe uma importância em se avaliar e corrigir alterações posturais, visando não só a estética corporal, mas também a qualidade de vida a longo prazo. Supondo que um indivíduo possua alguma alteração postural e comece a praticar exercícios sem a orientação correta, ele corre o risco de enfatizar essas alterações ainda mais, provocando sobrecargas maiores, dores e possíveis lesões. Então minha recomendação é que, com dor nas costas ou não, as pessoas procurem profissionais qualificados para cuidarem da sua saúde.

É isso aí, esperamos que tenha gostado e, principalmente, que você possa dar adeus à dor nas costas!

Curtiu? Então compartilhe:
icone-facebook.png icone-twitter.png icone-whatsapp.png
Bitnami