Eletroestimulação muscular: o treino do futuro
outubro 2019

Eletroestimulação muscular: o treino do futuro

O sonho de uma boa parte da população é manter um estilo de vida prático e saudável. Com o avanço da tecnologia, hoje existem opções para quem deseja bons resultados em menos tempo.

Isso graças ao treino com eletroestimulação muscular que, com apenas 20 minutos por semana, garante os mesmos resultados que treinos rotineiros em academias tradicionais.

Esse procedimento é pouco conhecido no Brasil mas já ganhou o coração de atletas do mundo inteiro, entre eles Usain Bolt, Rafael Nadal e Michael Phelps.

Está em busca de uma mudança no seu estilo de vida? Continue acompanhando esse conteúdo que daremos todas as informações para adotar o treino com eletroestimulação muscular agora mesmo!

O que é Eletroestimulação Muscular?

A Eletroestimulação Muscular (EMS) é uma técnica que  proporciona contrações musculares por meio de estímulos elétricos. 

Essa leve descarga traz os mesmos resultados das atividades físicas, só que de forma mais intensa. 

O treino EMS é capaz de trabalhar até 300 músculos ao mesmo tempo e atinge até as camadas mais profundas da musculatura, o que é mais difícil em treinos tradicionais.

Inicialmente, a eletroestimulação muscular era utilizada por fisioterapeutas e profissionais de educação física como recurso para melhorar o tônus e força muscular em pacientes em reabilitação.

Depois disso, começaram a aplicar a técnica para melhorar o desempenho de atletas profissionais e também para fins estéticos. 

Quais são as vantagens do Treino de Eletroestimulação Muscular?

A prática de atividades físicas reflete positivamente na saúde do corpo e da mente. Para os praticantes do Treino de Eletroestimulação Muscular os benefícios mais evidentes são:

  • Aumento de massa muscular;
  • Melhora na autoestima;
  • Diminuição de gordura corporal;
  • Redução de celulite e flacidez;
  • Tratamento de dores crônicas.
  • Melhora do condicionamento físico

Além disso, também se nota uma melhora no humor e na motivação, assim como na ansiedade. Fora isso, também fortalece os ossos e reduz o risco de doenças cardíacas e até mesmo câncer.

Como são os treinos com eletroestimulação muscular?

Os treinos duram 20 minutos e podem ser feitos no máximo duas vezes por semana. Antes de iniciar, o usuário veste uma roupa adaptada desenvolvida para facilitar a passagem do impulso elétrico. Em seguida, eletrodos são posicionados em diversos músculos para que a superfície corporal  fique em contato com o aparelho.

Depois disso, o usuário fará uma sequência de exercícios orientado por um treinador. A cada atividade o aparelho gerará contrações musculares com o uso de uma corrente elétrica.

No fim, o usuário sente como se houvesse feito um treino de força completo. E por essa razão,  é necessário que haja um intervalo entre as sessões, para que os músculos tenham tempo de recuperação.

Cada treino é desenvolvido para se adequar às necessidades pessoais do usuário, mas o equipamento garante um resultado visível em todo o corpo.

Para quem o Treinamento EMS é indicado?

O Treino com Eletroestimulação Muscular pode ser feito por aqueles que desejam estar em forma mas não conseguem investir muito tempo em uma rotina de exercícios de fortalecimento muscular.

Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, também é indicado para aqueles que, por orientações médicas, não podem sobrecarregar suas articulações como como idosos, pessoas que sofreram lesões, pessoas diagnosticadas com fibromialgia e também para que está muito acima do peso.

Além disso, é uma excelente alternativa para as mulheres em período pós-parto que querem retomar a rotina de exercícios. Isso porque, é possível estimular de maneira eficiente e concentrada a musculatura do fundo da bacia, pernas e glúteos sem pressão adicional.

O método, no entanto, tem algumas contraindicações como: pessoas que sofrem de epilepsia, gestantes e pacientes que fazem uso de marca-passo.

Onde fazer o Treino EMS?

A e.body Brasil conta com Studios de treinamento EMS equipados com os aparelhos de tecnologia alemã desenvolvidos pela empresa Miha, pioneira e líder de mercado no maquinário de eletroestimulação muscular.

A empresa possui três unidades na cidade de São Paulo e busca se expandir nos próximos meses para novos locais.

Bateu a curiosidade para saber mais sobre essa nova modalidade? Agende uma sessão e venha sentir na pele o poder e a eficácia do Treino de Eletroestimulação Muscular!