Novembro 2020

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA IMUNIDADE?

Uma alimentação balanceada somada à prática de atividades físicas é uma fórmula eficaz para se ter uma vida saudável e longa. Muitas pessoas começam a se exercitar por motivos estéticos, no entanto, todos nós sabemos o quão importante as atividades físicas são para a nossa saúde física e mental.

Neste texto falaremos especialmente sobre a importância da atividade física para imunidade. Embora poucas pessoas saibam, manter uma vida ativa pode ajudar a aumentar a sua imunidade e prevenir o surgimento de uma variedade de doenças.

Quer saber mais sobre os benefícios da prática de atividades físicas? Então acompanhe a leitura!

Aumento da imunidade

A prática de atividades físicas aumenta a imunidade do organismo contra a ação de vírus e bactérias, uma vez que os exercícios contribuem para o bom funcionamento dos sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo e endócrino — ou seja, as atividades físicas fortalecem o organismo. Além disso, com essa prática regular de atividade física, é mais fácil manter um peso controlado, o que também ajuda para o aumento da imunidade.

Diminuição do estresse

Durante a prática de atividades físicas, o nosso organismo aumenta a produção dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer: as famosas endorfinas.

A endorfina é uma substância produzida pelo cérebro que é conhecida como o analgésico natural, por ser capaz de reduzir os níveis de ansiedade e estresse. Você não precisa se exercitar como um atleta para aumentar a produção de endorfina; praticar uma atividade leve como caminhar já é mais que o suficiente.

Além disso, praticar exercícios é uma ótima forma de distrair a cabeça e fugir da rotina estressante. Muitas pessoas costumam praticar atividades físicas em grupo, o que é uma decisão bem interessante, pois torna a experiência ainda mais prazerosa e divertida, trazendo assim mais motivação.

Redução de riscos de doenças crônicas

Não é à toa que os médicos recomendam a prática de atividades físicas para pessoas portadoras de doenças crônicas. A prática regular de exercícios físicos ajuda consideravelmente na prevenção e tratamento de diversas doenças cardiovasculares, assim como diabetes e obesidade.

O coração é um órgão composto por músculos e, por isso, precisa ser trabalhado para funcionar corretamente. Ao praticar atividades físicas, estamos exercitando todos os nossos músculos, inclusive os do coração. Além disso, os exercícios ajudam a oxigenar e melhorar o fluxo de sangue, o que pode reduzir a pressão arterial.

Também podemos citar outros benefícios, como a diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim) e a redução da gordura corporal. Por fim, vale reforçar que é recomendado solicitar a orientação de um médico antes de iniciar uma prática de atividade física, principalmente se você tem um modo de vida mais sedentário.

Melhora da qualidade do sono

A insônia é um problema que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. Muito se discute sobre a ação das atividades físicas na qualidade do sono. Como já dissemos no início do texto, o corpo libera endorfina durante os exercícios, e essa substância ajuda a relaxar o corpo. Além disso, gastar energia durante o dia é uma ótima forma de garantir o cansaço necessário à noite para que você consiga pegar no sono mais facilmente.

No entanto, praticar atividades físicas perto da hora de dormir pode causar o efeito inverso, já que outra substância muito importante que é liberada pelo cérebro durante os exercícios é a adrenalina. Ao contrário da endorfina, a adrenalina é responsável por deixar o corpo em estado de alerta. O ideal é se exercitar durante o dia, pois assim o seu organismo conseguirá reduzir os níveis de adrenalina até a hora de dormir.

Aumento da autoestima

Como dissemos, muitas pessoas começam a se exercitar para obter um corpo mais bonito; e não há nada de errado nisso. Manter a autoestima elevada também é uma forma de cuidar da saúde mental — afinal, quem é que não quer se sentir bem ao se olhar no espelho?

Se esse é o seu objetivo, saiba que a eletroestimulação muscular é uma técnica muito utilizada no ramo da estética. Além de tonificar os músculos, os impulsos elétricos são capazes de eliminar os acúmulos de gordura que são mais difíceis de serem trabalhados com os treinos convencionais.

É claro que a autoestima não está relacionada apenas à questão estética. Ao praticar exercícios físicos, você vai descobrir que você pode superar os seus limites. Essa sensação gostosa de conquista vai fazer com que você confie mais em si e acredite no seu potencial. Isso tudo contribui, e muito, para o seu bem-estar!

Perda de peso

A obesidade está diretamente ligada a vários problemas de saúde, dentre os quais doenças crônicas. Portanto, perder peso é muito mais do que uma simples questão estética.

A melhor forma de perder peso é aliando exercícios físicos com uma dieta equilibrada. No entanto, muitas pessoas acabam por apenas fazer dieta, deixando de lado a prática de exercícios físicos, seja por falta de tempo ou por uma questão de gosto.

É aí que entra a Eletroestimulação Muscular (EMS), uma solução ideal para quem deseja trabalhar o condicionamento físico mas não tem tempo para uma atividade física regular, ou mesmo para as pessoas que não gostam de frequentar academias de ginástica.

A ideia por trás da EMS é o fortalecimento muscular por meio de estímulos elétricos. Com apenas 20 minutos de treino, cerca de 350 músculos são trabalhados, o que é equivalente a 3 horas de exercícios físicos convencionais; e a melhor parte é que os treinos com EMS não são tão intensos e cansativos.

Agora que você já sabe qual é a importância da atividade física para imunidade, não perca mais tempo e comece a se exercitar o quanto antes! Como você pôde perceber ao longo do texto, a prática de exercícios físicos oferece vários benefícios para a saúde do nosso corpo. Lembre-se sempre de contar com a ajuda de um profissional ao praticar exercícios físicos, principalmente nos treinos com Eletroestimulação Muscular.

Gostou deste texto? Então não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também possam conferir as nossas dicas!

Curtiu? Então compartilhe:
icone-facebook.png icone-twitter.png icone-whatsapp.png
Bitnami