Blog

Beach tennis e fortalecimento muscular: aposte nessa dupla!

Beach tennis e fortalecimento muscular: aposte nessa dupla!

Calor e areia, pés descalços, roupas leves e alto gasto calórico: tem como não amar o beach tennis? Não à toa, o esporte tem se popularizado no mundo inteiro. Por aqui, já são mais de 800 mil praticantes desde que a modalidade chegou ao Brasil, em 2008. A informação é da Federação Internacional de Tênis (ITF).

 

Muita gente se apaixonou pelo beach tennis por causa do ambiente descontraído, que em nada se assemelha a uma academia tradicional. A modalidade tem ajudado cada vez mais pessoas a saírem do sedentarismo com uma atividade repleta de benefícios e que garante muita diversão

 

O esporte ajuda a fortalecer as pernas, tonificar os braços e o abdômen, melhora o condicionamento físico e motor e até o reflexo. Também traz benefícios ao sistema cardiovascular e é uma ótima pedida para quem quer perder peso.

 

Além disso, praticar exercícios ao ar livre traz grande bem-estar e motivação! 

 

Porém, muitos praticantes do beach tennis ignoram um perigo desse esporte e de qualquer outro que gera grande impacto nas articulações – o risco de lesões. Por isso, é fundamental aliar o esporte a uma atividade de fortalecimento muscular.

 

LESÕES

 

A popularidade do beach tennis é recente, então há poucos estudos sobre lesões geradas pelo esporte. Porém, sabe-se que dores na lombar, tendinite no ombro, inflamações nos tendões do punho e cotovelo, lesões agudas nos membros inferiores e tendinite patelar são os principais problemas entre jogadores da modalidade. 

 

Muitos praticantes são “esportistas de fim de semana”, o que aumenta ainda mais o risco de lesões, já que o corpo não está habituado aos impactos causados pelo beach tennis. 

 

A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados com aquecimento adequado, raquetes de qualidade, execução correta dos movimentos, tudo isso aliado a um permanente trabalho de fortalecimento muscular

 

O EXEMPLO DE NADAL

 

Um dos maiores jogadores de tênis de todos os tempos, o espanhol Rafael Nadal ficou afastado das quadras durante longos períodos devido ao diagnóstico de tendinite no joelho, em 2008.

 

Um dos tratamentos utilizados pelo tenista foi o fortalecimento muscular com eletroestimulação, uma tecnologia inovadora que utiliza impulsos elétricos para estimular toda a musculatura, inclusive a mais profunda. O treino com eletroestimulação leva o atleta a novos níveis de resistência e desempenho, o que tem potencial de aumentar a velocidade, resistência, força máxima, força explosiva, hipertrofia e também tratar lesões musculares.

 

Dessa forma, o treino com eletroestimulação o ajudou a se recuperar e voltar a jogar. Em 2022, o tenista espanhol conquistou o Australian Open. Atualmente com 36 anos, figura na sexta posição no ranking da ATP.

 

PREVENÇÃO

 

O fortalecimento muscular é essencial não apenas para recuperação, como é o caso de Nadal e de outros esportistas profissionais ou amadores. 

 

Sabe aquela história “prevenir é melhor do que remediar”? Está certíssima! 

 

Um trabalho constante de fortalecimento da musculatura corporal é fundamental independentemente do esporte praticado e da fase da vida. Praticantes de beach tennis, ciclistas, corredores, jogadores de futebol, não importa a modalidade; jovens, adultos, idosos. A recomendação é sempre a mesma: todos devem se ater à necessidade de fortalecer os músculos para evitar lesões e melhorar o desempenho no esporte escolhido.

 

Além disso, o corpo se beneficia do aumento de músculos. Articulações fracas pedem corpo mais forte, e é isso que a eletroestimulação faz!

 

MÚSCULOS FORTES EM UM TREINO RÁPIDO E EFICIENTE

 

Sabemos que muita gente pratica o beach tennis justamente para fugir das academias comuns, dos treinos tediosos e resultados lentos. 

 

O treino em academias convencionais realmente é cansativo e desgastante. Tá tudo bem não gostar!  

 

Mas existe algum jeito de fortalecer os músculos e poder praticar beach tennis sem se submeter a isso? 

 

Tem! Conhecido como o treino do futuro, a eletroestimulação muscular é um método seguro, com baixo impacto, totalmente personalizado, pensado para suas necessidades. Em apenas 20 minutos você garante o mesmo resultado de 1h30 em uma academia convencional. 

 

Venha sentir o poder da eletroestimulação, fortalecer seus músculos e melhorar seu desempenho no beach tennis!

 

Clique e agende uma aula experimental

 

fevereiro 2023

Por que investir no setor fitness em 2023?

Por que investir no setor fitness em 2023?

Você sabia que o Brasil é um dos mercados com maior demanda reprimida no setor fitness do mundo? O país possui mais de 218 milhões de habitantes, mas o índice daqueles que praticam atividades físicas com regularidade ainda é baixo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, o desejo de tornar-se fisicamente ativo está presente em mais da metade da população. Como, então, motivar tanta gente a se exercitar?

POR QUE HÁ TANTA GENTE SEDENTÁRIA?

O primeiro passo é entender o que há por trás do sedentarismo no Brasil. As razões principais citadas por aqueles que não se exercitam suficientemente incluem aglomeração nas academias, rotina cansativa e monótona de exercícios, falta de motivação, medo de lesões e principalmente falta de tempo para treinar.

No entanto, a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e maior qualidade de vida é a meta de um número cada vez mais amplo de pessoas de todas as idades. Uma vez que a porcentagem da população fisicamente ativa ainda é baixa, fica claro o grande potencial do setor

Quem investe em solucionar os problemas que ainda mantém tanta gente longe de academias, têm grandes chances de se destacar no mercado.

DEMANDA REPRIMIDA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 47% da população brasileira não pratica o mínimo de atividade física recomendado pela instituição para manter-se saudável. O número de pessoas que conta com o suporte e equipamentos de um espaço especializado é ainda menor: apenas 8 milhões frequentam academias, segundo números do setor.

De acordo com pesquisa Ipsos de 2021, o Brasil é o segundo país no mundo com mais pessoas que declaram não investir nenhum tempo em atividade física (31%), perdendo somente para o Japão (34%).  

Outro estudo, desta vez realizado em 2020 por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com 60.202 pessoas acima dos 18 anos, apontou mais um índice preocupante. 

Dentre as pessoas consideradas fisicamente ativas, a caminhada é citada como o principal exercício físico praticado. Porém, é baixa a adesão da população brasileira a atividades de fortalecimento muscular, essencial para a manutenção da mobilidade, prevenção de lesões, melhora da postura e qualidade de vida, especialmente entre idosos. 

FORTALECIMENTO MUSCULAR

Segundo os dados gerais da pesquisa Unicamp, a cada mil pessoas, 45 praticam atividades de fortalecimento muscular como principal exercício. Entre as mulheres, o índice é de apenas 36 a cada 1000, enquanto entre idosos, o número é assustador: somente nove idosos a cada mil buscam fortalecer os músculos com regularidade

Ainda assim, todos reconhecem a importância de se exercitar. A mesma pesquisa aponta que 53% dos brasileiros gostariam de praticar mais esportes.

Há, portanto, grande demanda reprimida de pessoas que gostariam de ser fisicamente ativas, mas não são. 

É hora de investir em tendências do setor e ir atrás dessa expressiva fatia da população que quer treinar, mas têm rejeição a academias tradicionais e restrições impostas pela falta de tempo. 

DE OLHO NAS TENDÊNCIAS

Diante desse cenário, investimentos em tendências no setor fitness estão em alta. Conheça algumas:

  • Micro gyms e estúdios boutique

As micro gyms e estúdios boutique estão revolucionando a prática de atividade física e são tendências em todo o mundo. Elas se destacam por possuírem ambientes aconchegantes e intimistas, atendimento personalizado, treinos individuais ou em duplas, aulas rápidas e praticidade na aquisição de aulas, que podem ser compradas e agendadas individualmente ou em pacotes, por meio de aplicativos.

  • Treinos aliados à tecnologia

Métodos de treino que utilizam tecnologia estão com tudo! Eles possuem baixo impacto, evitando lesões, e são eficientes, otimizando o tempo de exercício e garantindo resultados mais rápidos. 

E.BODY BRASIL, A SOLUÇÃO PARA QUEM QUER INVESTIR CERTO EM 2023

Modelo de negócio criado e testado na Alemanha desde 2007, sendo reconhecido no Brasil em 2017, a e.body Brasil conta atualmente com seis unidades em São Paulo e número crescente de alunos. 

A e.body Brasil é um estúdio boutique que utiliza alta tecnologia para entregar um treino totalmente personalizado, rápido, seguro e eficiente. 

Realizado uma ou duas vezes por semana, apenas 20 minutos por sessão, o treino combina personal trainer e a tecnologia da eletroestimulação, trabalhando profundamente os músculos.

A e.body Brasil é a chave para que mais brasileiros comecem a treinar regularmente, sem a monotonia das academias tradicionais, sem riscos de lesões, sem gastar tempo à toa e com foco em resultados! 

Conheça a e.body Brasil, academia boutique especializada em Eletroestimulação Muscular consolidada no mercado e com elevada rentabilidade! 

CLIQUE E SAIBA COMO SER UM FRANQUEADO 

janeiro 2023