Outubro 2020

APRENDA 6 EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A POSTURA

Você costuma sentir desconfortos frequentes ou dores no corpo? Saiba que a má postura pode ser uma das causas desses problemas. Com a rotina corrida e o aumento do uso de dispositivos eletrônicos, muitas pessoas ficam horas na mesma posição, afetando a saúde do corpo. Por isso, para evitar esses problemas, é fundamental melhorar a postura.

Ter uma postura correta traz inúmeros benefícios, pois mantém os ossos no lugar e permite que o corpo possa funcionar sem encontrar dificuldades. Algumas vantagens de ter esses cuidados são a diminuição das dores articulares, a possibilidade de realizar movimentos que antes eram difíceis e a correção de problemas musculares.

Se você está se perguntando o que precisa fazer para melhorar a postura, temos uma ótima notícia: é possível fazer isso por meio de atividades físicas! Por isso, neste post, vamos mostrar 6 exercícios que podem contribuir para a melhora da postura. Confira!

1. Natação

A natação é um excelente exercício aeróbio indicado para todas as idades. A modalidade trabalha a respiração, fortalece a musculatura, aumenta o condicionamento físico e ajuda a melhorar a postura.

Durante essa atividade, o corpo se alonga, diminuindo as curvaturas comuns nos dias atuais. Isso ocorre principalmente na cervical, devido ao uso frequente do celular.

Além disso, o fortalecimento das costas, que é bastante trabalhada na natação, também faz com que a coluna fique mais forte e, consequentemente, mais ereta.

O tronco é uma importante parte do corpo, porque sustenta inúmeras articulações e musculaturas. Por isso, elas acabam se alinhando e se beneficiando desse fortalecimento.

2. Treino com eletroestimulação

Outra boa opção para melhorar a postura é o exercício com eletroestimulação muscular (EMS), conhecido também como o treino do futuro. Nele, é possível induzir a contração muscular involuntária e controlá-la por meio de impulsos elétricos.

Essa tecnologia permite que aconteça a ativação de mais de 300 músculos ao mesmo tempo. Isso eleva o fortalecimento muscular e reduz as chances de lesões por compensação, quando alguma parte do corpo fica sobrecarregada. Essa ação também ajuda a melhorar a postura, diminuindo as dores pelo corpo, principalmente nas costas.

Além disso, o treino com eletroestimulação pode ser realizado em apenas 20 minutos e durante uma vez na semana, sendo perfeito para quem tem pouco tempo disponível devido a uma rotina atarefada.

3. Dança

Para corrigir a postura, nada melhor do que combinar mais de um tipo de exercício. A dança é uma ótima opção de complementação para o treino com eletroestimulação, por exemplo.

Ela é uma atividade animada e feita em grupo, que trabalha o sistema circulatório, elevando a frequência cardíaca, acelerando o metabolismo e proporcionando uma melhora do condicionamento físico.

Esses não são os únicos benefícios da dança. Ela também trabalha a postura corporal por meio dos seus movimentos constantes, que alongam o corpo e aumentam a flexibilidade. Além disso, a prática proporciona uma maior consciência do corpo, ajudando a evitar a má postura, pois a pessoa consegue se dar conta de que aquela não é uma posição ideal.

Você ainda pode escolher a modalidade de dança que mais combina com você! Que tal experimentar algumas delas? Anote aí: dança de salão, forró, salsa, zumba, balé e flamenco.

4. Pilates

O pilates é uma atividade relacionada diretamente com a boa postura. Ele foi fundado por Joseph Pilates, em 1914. O alemão documentou o método em um livro, com diversas imagens do que ele considerava uma postura correta ou incorreta.

O exercício promove o alinhamento das estruturas corporais, ajudando os ossos a encontrarem a postura adequada, além de contribuir para um fortalecimento da musculatura e das articulações.

Esse tipo de treino é indicado para todas as pessoas, já que ele pode ser adaptado para diferentes níveis de dificuldade. Assim, é uma ótima opção de atividade e ainda pode ser combinada com muitas outras, sem prejuízos para a saúde.

5. Yoga

O yoga é um exercício que trabalha diretamente com a consciência corporal. Dependendo da ênfase, o treino pode ser voltado para a força, a flexibilidade e a resistência.

Uma sessão de yoga consiste na repetição de diferentes movimentos e posições corporais. Ele é feito totalmente com o peso do corpo, podendo utilizar alguns acessórios para auxiliar na técnica, em caso de dificuldades.

O exercício promove uma intensa ligação e conhecimento do próprio corpo. Além disso, ele aumenta a flexibilidade, permitindo uma maior mobilidade e facilitando a melhora na postura. O yoga também tem uma ênfase na saúde mental, já que, durante o treino, os movimentos corporais são combinados com os respiratórios, promovendo o relaxamento.

6. Alongamento

Por fim, nossa última dica de exercício para você que está procurando melhorar a postura e a saúde é o alongamento. Essa atividade pode (e deve) ser realizada em paralelo com todas as outras já comentadas, servindo como uma excelente complementação.

Você pode realizar sessões de alongamento ao acordar ou antes de dormir, ajudando a preparar o corpo ou relaxando-o após um longo dia. Afinal, ele permite melhorar a flexibilidade corporal, fazendo com que as articulações possam trabalhar em toda a sua amplitude, aumentando as possibilidades de movimento e melhorando a postura.

Muitas vezes, por falta de flexibilidade, a postura corporal acaba sendo afetada, o que leva a dores e desconfortos que grande parte das pessoas já conhecem. Por isso, alongar é tão importante.

Apesar de não ter um gasto calórico elevado, a atividade física ajuda a preparar o corpo para realizar todos os outros exercícios da melhor forma possível.

Melhorar a postura corporal, além de diminuir as dores, também é sinônimo de bem-estar e autoestima, sendo essencial para garantir a saúde física e mental. Por isso, se você ainda não faz nenhuma atividade física, escolha alguma e comece agora mesmo! Não se esqueça de que é fundamental contar com o auxílio de um profissional capacitado.

Se você curtiu as nossas dicas sobre exercícios para melhorar a postura e quer saber um pouco mais sobre saúde e atividade física, siga as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no YouTube para não perder nenhuma postagem!

Curtiu? Então compartilhe:
icone-facebook.png icone-twitter.png icone-whatsapp.png
Bitnami